polacodabarreirinha

Poesia, música, gracinhas e traquinagens

domingo, novembro 30, 2008




poeminhas para meditação



1.

buda sentado ao jardim
admirava um jasmim
e exalava tanto amor
que as borboletas ao vê-lo assim
pousavam nele
não na flor



saboro nossuco


2.

buda falou
e disse numa boa:

“a paisagem voa
a imagem que fica
pouco se identifica”

mas, terno
Buda já dormia
enquanto alguém repetia
que aquilo era eterno


saboro nossuco




3.

entre seus discípulos
o mestre ao centro
lê um dos capítulos

“o mundo não passa de ilusão
olhem pra dentro
bem ali onde está o coração
com que palavras o vêem?”

o mais novo, alegre, diz:
“mestre, eu vejo um mundo feliz.
não é nisso que todos crêem?”

nem bem termina de falar
e leva um tabefe na fuça
“ e agora? vês teu mundo mudar?”
pergunta o mestre que o ilustra

“sim, mestre! tudo mudou
meu coração de ódio se manchou”

“tua ignorância me assusta
mas és jovem, tens a vida pela frente.
serás igual quando fores diferente?”

“igual a ti, amado mestre?”

“não, eu não sou nada que preste
pois com o coração de ódio manchado
me chamaste de amado.
para que serviria tu seres como eu
a não ser para induzir outros ao erro?”

o jovem não deu mais nem um pio
anos depois o mestre faleceu
e ele foi o único que não foi ao seu enterro
ficou sentado à beira do rio
ouvindo o que aquelas águas
lhe diziam sobre aquelas palavras


saboro nossuco


4.

- mestre, por que envelhecemos?
- para aprender a ouvir asneiras como essa.
- então é para isso que nascemos?
- aonde queres chegar com tanta pressa?
- à essência da vida e da morte.
- e o que pretendes fazer com ela?
- ter respostas para mudar a minha sorte.
- e o que mudarias nela?
- queria ser menos encucado, mais feliz.
- menos e mais...quanto, infeliz?
- ah, sei lá!
- há medidas no que dizes ou não há?
- é que quando falo sobre isso fico confuso...
- acho que te falta um parafuso.
- com o tempo isso passa?
- desaparece como fumaça.
- puxa, fiquei bem melhor agora!
- aqui, quem fica vai embora.
- me sinto menos encucado, mais feliz.
- vai ver é pelo que eu não fiz!
- então a essência é essa, mestre?
- sim, mas terás que repetir o semestre!

saboro nossuco

3 Comentários:

Às 30 novembro, 2008 , Anonymous Anônimo disse...

Maravilhosos!

 
Às 01 dezembro, 2008 , Anonymous Anônimo disse...

Genial!
Gafanhoto

 
Às 01 dezembro, 2008 , Anonymous Anônimo disse...

Sutileza de mestre.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial