polacodabarreirinha

Poesia, música, gracinhas e traquinagens

quinta-feira, julho 13, 2006







Saudades de Curitiba


Azul celeste de doer nos olhos,
O inverno todo sem chuva castiga
Árvores, nascentes, plantas, rios, solos,
Que parecem ter que viver de brisa.

Neste céu, o sol, fritando meus miolos,
Entre brilhos, entre sombras, se estica,
Se espalha, senhor de si entre os dois pólos,
Tal faraó farol que o Egito agita

No tempo mumificado do templo
De Akhenaton e Nefertiti ao único
Deus. Em Curitiba, esse mesmo Sol,

No inverno, era outro, eu bem me lembro.
Era esfriar e se aconchegar junto:
Sol só sob sobretudo e o cachecol!


Antonio Thadeu Wojciechowski




16 Comentários:

Às 13 julho, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Realmente, Polaco, o inverno de Curitiba não é mais aquele. Parece verão.

Flávio

 
Às 13 julho, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Odeio frio. Gostei do poema.


Bj

BB

 
Às 13 julho, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Thadeu, vc tem uma cópia do poema ao Deus Sol desse faraó? Se tiver, coloque aqui que eu copio.

Beijos

Leila Amaral

 
Às 13 julho, 2006 , Blogger polacodabarreirinha disse...

Leila, existem vários, entre eles esse. Espero que eu tenha acertado.
Bj

Thadeu

Teu alvorecer é belo no horizonte do céu,
Ó, Aton vivo, Começo da vida!
Quando surges no horizonte oriental do céu,
Enches toda a terra com tua beleza;
Pois és belo, grande...
Teus raios cobrem as terras,
E tudo o que criaste...
Tu és Ra...
Tu os unes pelo teu amor.
Embora estejas distante, teus raios estão na terra...

Luminosa é a terra.
Quando surges no horizonte,
Quando brilhas como Aton durante o dia.
As trevas são banidas,
Quando lanças teus raios...

Eles vivem quando brilhas sobre eles.

Excelentes são os teus desígnios, Ó, Senhor da eternidade!...
Pois teus raios nutrem todos os jardins,
Quando surges, eles vivem, e crescem por ti.
Fazes as estações do ano para criar todas as tuas obras;...
Para contemplar tudo o que criaste...

Tu estás em meu coração,
Nenhum outro que te conhece...
Tu o tornaste sábio em teu desígnios
E em teu poder.
O mundo está em tuas mãos,
Como o criaste...
Pois tu és duração...
Por ti o homem vive,
E seus olhos contemplam tua beleza...
Vivendo e florescendo para todo o sempre.

Numerosas são todas as tuas obras"
Elas nos estão ocultas,
Ó, tu, Deus único,
Cujos poderes nenhum outro possui.

 
Às 14 julho, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Intencionalidade dadaísta

Assim como a névoa não deixa marca debaixo das minhas mãos,
Assim não me demorei nos mosteiros europeus

Anseio abraçar uma senhora
possuindo tudo
até a canção
a próxima canção

Para você ter um amante
Para você ter um coração
Para tranquilizar-me
nas noites distantes do verão

Minha senhora pode dormir cheia de dádiva

Quanta gente nesta cidade pode viajar apenas com duas barras de sabão?

Oxentebisnki

 
Às 14 julho, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

meu caro thadeu,

penso muito sobre o nosso inexistente inverno. cadê a curitiba de 20 anos atrás? com muito frio, cachecóis e sobretudo? pena tudo isso ser apenas um poema e não mais a realidade...

forte abraço

TS

 
Às 14 julho, 2006 , Blogger polacodabarreirinha disse...

Norton:

meu coração é apenas ilusão
todo aquele que duvida
divide comigo a emoção

thadeu

 
Às 14 julho, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Isso sim que é entender uma cidade. Inverno, verão, primavera, outono, toda essa conversa me dá sono. Mas é bom falar, sentir, pra ver se o mundo vai acabar.

Mauro Fernandez

 
Às 14 julho, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

"Onde está a patagônia que não me manda mais frente fria?

Que esse calor seja breve"

Curitiba anda tão chata que nem do tempo podemos reclamar.

Maringas

 
Às 17 julho, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

... Eu estou adorando... odeio frio... beijos, polaco...
Anna

 
Às 17 julho, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

porra Thadeu, li o "Assim até eu"; gostei pra caralho, grande presente... escrevi um post lá no Entumecido. grande abraço.

 
Às 17 julho, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

amei o cd!
amei o livro!

 
Às 18 julho, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Não entendo o que o pessoal fica dizendo com "eu odeio frio", "está bom assim".

Curitiba simplesmente não é quente assim no inverno, oras! É a natureza desse belo lugar ser frio no inverno e quente/ameno no verão, simplesmente. Quem viu ou vê os rios e represas por volta da cidade não vai achar o calor tão bonito assim. É óbvio que há algo estranho nisso tudo, que não faz parte de Curitiba, e retira sua beleza de inverno.

e tenho dito

 
Às 18 julho, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

tadeu, não esquece de cair lá no porão loquax hoje. abraços. leprevost.

 
Às 18 julho, 2006 , Blogger Jorge Ferreira disse...

li o que a Luana achou do seu livro...e eu estou afoito pra ler tambem...vai la no rasgamortalha e me diz como faco pra conseguir...grande abraco do jorge ferreira

 
Às 20 julho, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

... gosto não se discute, Catatau, "se lamenta"...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial