polacodabarreirinha

Poesia, música, gracinhas e traquinagens

segunda-feira, agosto 14, 2006





Lá vou eu.


Estarei fora nos próximos dias, vou dar uma oficina em Wenceslau Brás, uma pequena cidade do Paraná. A iniciativa é do meu grande amigo Cláudio Fajardo, diretor da Biblioteca Pública do Paraná e da prefeitura da cidade. 20 professores e 25 alunos vão conversar comigo sobre poesia. Poucos assuntos me atraem tanto, não vejo a hora de começar. E por falar em poesia, o rasgamortalha, clic no link ao lado, está de aniversário e o Jorge Ferreira fez uma homenagem pra mim. Não deixem de ver.
E para vocês verem como eu sou bonzinho, deixo quatro livre-adaptações de quatro poetas geniais, um inglês, um irlandês, um alemão e um polonês, assim ninguém vai sentir minha falta. Até semana que vem.





Espermadulário

Desperdiçar o precioso sêmen numa greta
Debilita o esbanjador e vitamina a luxúria.
E a luxúria em ação é deliberadamente proxeneta,
Perversa, pérfida, perjura, espantadora, espúria.
Tão logo abatida quanto de pronto descartada,
Ídolo abandonado ao ódio do adorador,
Luxúria volta ao seu disfarce de isca armada
Para prostituir o próximo propício pescador.
Loucos de água na boca: enfim dois
(e pensar que este fato pode gerar um feto).
Nada de nada sobra, depois do depois.
Antes o sonho mais querido, no final, um espectro.

Tudo isso sabem todos, mas ninguém sabe ao certo
Evitar o paraíso que antecede o inferno.

William Shakespeare
Por Antonio Thadeu Wojciechowski e Sérgio Viralobos


It’s Yeats

Se eu me vestisse os anjos
Do sol e azuis da noite os tons
Das estrelas do céu os arranjos
Eu colocaria o mundo a seus pés
Mas sou pobre e tendo só meus sonhos
Quero colocá-los a seus pés
Pise com cuidado, são meus sonhos.

William Butler Yeats
Por Antonio Thadeu Wojciechowski e Marcos Prado


terra nostra

Fora essa estrelinha apagada,
Acho que não temos mais nada
E ela está toda suja e devastada
Ela é nossa casa, nossa única casa
E olhe só o estado da coitada.

Bertold Brecht
Por Antonio Thadeu Wojciechowski e Roberto Prado.


Romantismo

“antigamente eu vivia sonhando
hoje já nem durmo”


Frase extraída de um pára-choque de caminhão


- Acorda, menina, acorda! –
Dia claro. Cidadezinha.
Ela não se importa,
Parece estar puxando uma linha
Costureira das bordas entre o rir e o chorar.
- Você costuma às paredes falar? –
Ela não ouve nadinha.

“Há quase dois anos morreu meu amado,
é o que todos têm falado
além de das minhas lágrima pilheriarem.
Ninguém, amor, vê o que eu vejo
Através delas: tua mais nítida imagem.
Quantas vezes ainda te darei o primeiro beijo?”


-Ela está louca, continuo sem ver a entidade! –
“É que não me interessa servir como lição:
Quem vê um milagre revê a verdade,
Olha com coração para o coração.”


Adam Mickiewicz
Por Antonio Thadeu Wojciechowski e Sérgio Viralobos


7 Comentários:

Às 14 agosto, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

QUE DIABOs de lugar é Wenceslau Bras???

Rodrigo

 
Às 14 agosto, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

A progressista cidade de Wenceslau Bras fica no antigo caminho das tropas; um pouco mais à nordeste de Castro, no caminho de Santo Antônio da Platina, Jacarézinho, Cambará, Bandeirantes e demais cidades do norte pioneiro.
Ou estaria eu equivocado?

Maringas, que passou lá uma vez ou outra...

 
Às 16 agosto, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Thadica nos responderá em breve....

apareça mafglinhas..

abs

Rodrigo

 
Às 17 agosto, 2006 , Blogger + malocas disse...

Corretíssimo Maringas, e ai Rodrigão, conhce Telêmaco Borba?

 
Às 19 agosto, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

claro que si... telêmaco era o pai do treinador Borba Filho


rodrigo

 
Às 21 agosto, 2006 , Blogger polacodabarreirinha disse...

Três dias maravilhosos em Wenceslau. Só poesia, alegria e muita felicidade. Trabalhamos duro nas 18 horas da oficina, mas, sem dúvida, valeu a pena. Uma parte das participantes me confessou que vieram meio sem vontade, pois odiavam poesia. Mas, no fim, foram as que mais se envolveram e mudaram completamente de opinião. Marcos Prado, Leminski, Roberto Prado, Solda, Alice Ruiz, Alexandre França, Leprevost, Koproski, Sérgio Viralobos, Edilson Del Grossi, Edson de Vulcanis, Ivan Justen, Walmor Góes, entre outros, participaram ativamente das conversas entre pessoas inteligentes e sensíveis. Viva a poesia!

 
Às 06 março, 2007 , Anonymous Anônimo disse...

Enjoyed a lot! » » »

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial