polacodabarreirinha

Poesia, música, gracinhas e traquinagens

quarta-feira, setembro 27, 2006



Escrituras Editora e Espaço Cultural BRDE
convidam para o lançamento do livro

HAIKUAZES
de
Hamilton Faria

Sexta-feira, 29 de setembro de 2006
a partir das 19h
no Espaço Cultural BRDE
Palácio dos Leões
Av. João Gualberto, 530 - Curitiba/PR

Participação do compositor Daniel Faria
Grupo instrumental de Jazz

Um pouco sobre.


Nestes Haikuazes o poeta Hamilton Faria apresenta sua visão poética do mundo e traça sua cosmovisão, de maneira transparente, límpida como a água. “Deus me deu a loucura /de brotar da palavra/ água pura”. O poeta conecta-se com um caminho que lembra os haicais, mas traz desse gênero apenas o espírito. Logo, Haikuazes ― seu poder de síntese de dizer muito em poucas linhas e com força poética. Estes textos mínimos compõem um universo de emoções onde o poeta solta seus rios e eles se bifurcam em pequenos fios cristalinos que, por sua vez, transformam-se em viagens sonhadas. Assim vai construindo um cosmos habitável poeticamente, remando com encanto, contra a maré de um mundo árido e sem oásis.
Na última parte, poemas mínimos, batizados como Hais: pequena unidade formal, mas imenso vigor poético: sempre um lampejo abrindo para mundos a serem descobertos.


Hamilton Faria é curitibano e reside em São Paulo há 28 anos. Escreveu cinco livros de poesia (Diavirá, 1977; Estações, 1983; Cidades do Ser, 1988; Encântaros, 1995; Súbitos Encantos para São Pedra e Espanto, 2000) e participou de doze antologias no Brasil e no exterior. Considera que o poema deve ultrapassar o estado de livro. Assim, realiza, desde os anos 70, recitais e leituras poéticas, percorrendo centros culturais, universidades e eventos no Brasil e em vários outros países. Tem diversos textos e poemas traduzidos para o francês, o inglês e o espanhol. Em 2003, publicou, na Índia, o livro Re-enchanting the World com o poeta Pedro Garcia. Em 2006, recebe, em Paris, o prêmio da Société Académique des Arts, Sciences et Lettres, pelos relevantes serviços prestados às Artes, Ciências, Letras e Cultura em geral.


O ilustrador:

Marcelo Bicalho é designer e professor de História da Arte na Escola de Design da UEMG, atuando há vinte anos como ilustrador editorial. Como artista plástico, expõe regularmente suas esculturas em papel, mantendo ateliê em Belo Horizonte, MG. Foi por duas vezes premiado no 3Dimensional Illustrators Awards – USA. Em 2005, estreou como autor na literatura infantil com Eu Queria Ter um Urso (Ed. Paulinas).



--------------------------------------------------------------------------------


Escrituras Editora

Rua Maestro Callia, 123 - Vila Mariana
04012-100 - São Paulo-SP
(11) 5082-4190
http://www.escrituras.com.br/

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial