polacodabarreirinha

Poesia, música, gracinhas e traquinagens

segunda-feira, agosto 29, 2005


Vc mudou-se recentemente para uma chácara, o Arcadismo está de volta
ou isso é uma iluminação?

- A mudança para a chácara foi por rejeição ao ambiente poluído (visual, sonora e humanamente poluído) dos centros urbanos. Mas minha chácara tem o campo nas costas e um conjunto habitacional na frente, rua asfaltada, telefone público na calçada e ônibus passando a cada 20 minutos. O teletrabalho (internet) permite hoje que pessoas como eu não precisem mais morar na cidade, onde só vou para uma coisa ou outra, chego a passar meses sem ir ao centro de Londrina, mas vou ao clube para piscina, sauna, vou ao cinema no shopping. Não virei eremita. Mas não agüento mais centro de cidade, a não ser para passear rapidinho. Adoro viver no meio de verde, com os cachorros em volta, os passarinhos nas árvores, as frutas amadurecendo, o céu aberto, o nascente à vista.

O pau que vc quebrou com o Leminski no Bife Sujo para saber quem era o escritor mais famoso do Paraná, foi mero ataque de estrelismo dos envolvidos ou teve outros desdobramentos?

- Não sei do que você está falando. Quando foi isso? Eu estava lá?

Vc ficou muito amigo dele depois, conte como foi a reaproximação?

- Pela pergunta, suponho que eu estava lá. Não me lembro desse episódio. Eu quebrei o pau com Leminski? Discutíamos numa epoca inicial, quando ele tinha aqueles achaques vanguardistas e eu uns chiliques socialistas. Depois, não mais, ele ficou mais social e eu mais artesão. O Leminski era o único cara com quem eu podia conversar sobre arte militar, antropologia, política etc, em alta voltagem, então quando a gente se encontrava falávamos sem parar. Lembro que uma vez o César Marchesini, publicitário aí de Curitiba, ficou vendo a gente conversar num quarto de hotel, aí na saída (depois de horas de conversa ininterrupta e intensa), o César falou nossa, cara, tô exausto só de ouvir!


Recentemente, fui a uma palestra sua na Biblioteca Pública, em Curitiba, e saí realmente impressionado com a sua total interação com o público. Vc pretende investir nesta área?

- Dou palestras por aí, em bienais e feiras do livro, universidades, colégios. Acabo de vir de palestra no SESC de Campo Mourão. Falo sobre uso da voz, ou sobre 12 Nomes e um Destino (12 personalidades e seu legado ético: se o Lula e Cia. tivessem ouvido
essa palestra e prestado atenção, praticando os valores de que falo, não estariam na situação em que estão. Os valores éticos são a maior carência da nossa civilização.).

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial