polacodabarreirinha

Poesia, música, gracinhas e traquinagens

terça-feira, novembro 22, 2005

Eu com a jornalista Karina que fez a cobertura do evento, junto com seu marido, o Luís, muito gente boa.
São dele todas essas fotos. Na foto abaixo um garoto fenomenal que pinta com o pé direito. Esqueci o nome dele, mas o Maurício tem acompanhado esse pequeno artista e lhe dado assistência. Foi emocionante o encontro dos dois.


Quando a crise fala alto, o Paraná responde
com educação.


Fui até Arapongas a convite do meu amigo Maurício Requião para conhecer o Fera, um mega projeto com objetivos educacionais e culturais. Querem saber? É uma das coisas mais lindas e emocionantes que eu já presenciei. Milhares e milhares de alunos das escolas estaduais e municipais da região, com idade média de aproximadamente 14 anos, fizeram uma festa digna de ser mostrada como exemplo de beleza e alegria para o mundo inteiro. Dança, música, poesia, fotografia, cinema, teatro, desenho, cartoom, colagem, coral, bandas, intérpretes, performances, modelagem, etc. Enfim, um evento animal, digno do nome com que foi batizado. O Maurício e eu percorremos todas as quase cem oficinas oferecidas aos alunos, pelo menos, duas vezes. E assistimos, por baixo, a uns 50 shows. Tudo lindo, tudo muito vivo, tudo pra lá de criativo, tudo repleto de emoção e felicidade. Entre os milhares de abraços que recebeu e fotografias que tirou com os alunos (todo mundo queria uma lembrança), o Maurício provou que mudou a história da educação em nosso estado. Escola viva, alegre e feliz. Eu, que como vocês sabem sou professor, dou nota 10 e como diz minha amiga, a Professora Maria Luíza: “com 3 estrelinhas, quando alguma coisa ultrapassa as expectativas”. Parabéns, Maurício, professores e todos que trabalham pelo sucesso do Fera.

21 Comentários:

Às 22 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

Maravilhoso saber que isso está acontecendo aqui no Paraná.

BB

 
Às 22 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

Eu já tinha ouvido falar, mas não pensei que fosse tanto assim. Bem legal, né, Tadeu?

Abração

Ivan Junqueira

 
Às 22 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

Com certeza o Paraná hoje tem um diferencial importante em seu projeto de educação. Bonito ver você divulgar esse tipo de coisa.

Profa. Maria Luíza

 
Às 22 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

Até hoje eu não entendo porque separaram a educação da cultura, será que os bons tempos estão voltando?

Julio Okada

 
Às 22 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

Eu vi em Curitiba alguma coisa neste sentido. Jamais imaginei que esse Fera fosse tudo isso. Sensacional.

Roberto Trompowski

 
Às 22 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

Tomara que não acabem com esse projeto também. Meu filho participou em Curitiba, gostou muito e agora toca flauta o tempo todo. Ele ganhou gosto pela música.

Rita Bering Sötter

 
Às 22 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

Falou em arte, você tá no meio, hein, polaco? Legal você se importar com isso. Não pensei que daria bola pra essas coisas.

Fernando Luís Maciel

 
Às 22 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

Quem sabe aí esteja o caminho para dar a essa juventude alguma esperança, porque do jeito que estão as coisas não dá pra continuar. A escola tem que ser parceira da vida e somente com programas desse tipo ela cumpre esse papel.

Prof. Miguel Bastos de Almeida

 
Às 22 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

O Requião é meio louco, mas de vez em quando acerta em cheio.

Márcio Antonio Freitas

 
Às 22 novembro, 2005 , Blogger polacodabarreirinha disse...

Também acho, prof. Miguel. Eu fiquei muito emocionado com o que vi.

Um grande abraço pra vc e pra todos que aqui deixaram comentários.

Thadeu

 
Às 22 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

Descobriram a pólvora. É óbvio que a cultura tem que andar de mãos dadas com a educação. Mas olhe a que ponto chegamos para que finalmente acontecesse alguma coisa.

Felipe Sousa Dias

 
Às 23 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

Muito bacana ter uma prova concreta de que é possível enfrentar a inércia, a falta de fé e o cinismo que ainda imperam no poder público. Corajoso esse Maurício Requião, que fez acontecer, correu todos os riscos e pôs a cara para bater, mesmo sabendo que teria suas iniciativas examinadas - e com lupa mal-humorada - tanto pelos desafetos declarados de seu irmão como dos eternos invejosos infiltrados entre os aliados. Parabéns, Thadeu, por dar destaque ao FERA. O Paraná quer mais. E em todos os setores.

Mariah Augusta Dalprá

 
Às 25 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

O Requião é um escroto que não gosta de Cultura!!!

muito oficialista essa porra de materia

se liga Thadeu!!!!

não remixe o facismo!!!

Rodrigo Barros

 
Às 25 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

Acho o Maurício boa gente, mas, sendo irmão e secretário de governo de quem é, não merece esse destaque todo. O Requião é analfa e acha isso muito legal. Dá coices para todos os lados, como todo "coroné" de província. É o típico exemplar da "república dos bacharéis", onde qualquer mané da classe dominante, depois de um cursinho vagabundo de direito e algumas horas de papo furado no Jangil já se considera o máximo da inteligência e do preparo. Mas, se você diz que o FERA é legal, Thadeu, eu acredito. Só não me peça para acreditar que, caso seja legal mesmo, tenha sido o Governo o responsável. Acho que tudo que é legal no Paraná acontece APESAR do Governo e, às vezes, à revelia do Governo.

Fernando Albuquerque

 
Às 25 novembro, 2005 , Blogger polacodabarreirinha disse...

Eu continuo a acreditar que nem tudo está perdido. Fui lá e vi com meus próprios olhos, a poesia sendo declamada, aclamada, escrita, valorizada. Pra mim já era suficiente, mas tinha mais. Muito mais, conforme o que escrevi na matéria. Hélio Leites, Efigênia estavam lá, precisa dizer mais?

 
Às 26 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

Caro Polaco,

não sou do paraná e nem sei se o Requião é boa gente ou não, adoro suas "Paginas", mas tenho que concordar com o Rodrigo Barros, só faltou um carimbo do estado nesta matéria. Continuo convosco...

Abs

Paulo Almeida Juhi - Tocantins

 
Às 28 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

ô saco de materia!!!

TÁ LOCO Thadeu...

Evandro

 
Às 28 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

Nada disso, o que é bom deve ser divulgado, independente de quem faça. O Rodrigão é o maior mamador de verbas públicas e vem com esse papo caipira. Se não divulgar, eles acabam e pronto. Mas pra você nunca vai faltar, né lernista?

 
Às 28 novembro, 2005 , Blogger polacodabarreirinha disse...

Tô louco e não é de hoje, viu, Evandro? Sempre que derem uma oportunidade para a poesia e para o aprendizado dela, eu aplaudirei.
Quanto à crítica ao Rodrigo acho injusta e neste caso a pessoa deveria se identificar.

Thadeu

 
Às 28 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

e se isso acontecer e um dia nos toparmos, vai sobrar um sopapos pro bundão anonimo...

Rodrigo

 
Às 29 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

Essa matéria deu o que falar, mas devemos sempre ter em mente que pode ter sido iniciativa de uma só pessoa, mas teve a participação de várias outras que fizeram acontecer.
Todos os envolvidos no projeto certamente são merecedores do nosso respeito e carinho pela dedicação e pelo belo trabalho que fizeram.
Qualquer movimento em direção a educação deve ser incentivado e reconhecido independente de quem o faça.
Catarina

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial