polacodabarreirinha

Poesia, música, gracinhas e traquinagens

domingo, novembro 20, 2005

Entrevista com Solda


Solda, vc é o mais talentoso poeta curitibano de itararé?

Não. Tem a Rogéria Holtz, que é a voz mais poderosa para cantar e ler poemas de todos nós. Eu sou mais um poeta de Itararé, a cidade onde houve a batalha que jamais foi realizada na História. E tinha o maestro Gaya, um bardo das partituras.

Como vc veio parar aqui?

Vim morar com meu pai, em 1965 e fui ficando em Curitiba, onde tento sobreviver até hoje.

O Millor o considera um dos maiores cartunistas do mundo, eu também. Fazer cartum e poesia, qual a ligação?

São a mesma coisa. Ambos são explicações.

Em seus poemas e cartuns o humor é sempre a alma da poesia, o Solda, pessoa, é engraçado?

Eu sou engraçado pra disfarçar a timidez, assim como o Fabrício Carpinejar.

A propaganda aproximou você do Leminski, do Rettamozzo e do Rogério Dias, como foi esse relacionamento e o que ele acrescentou em sua obra?

Todos eles eacrescentaram alguma coisa de suas almas à minha obra; Leminski deixou meus cartuns mais poéticos (nessa época eu deixei os poemas dele
mais engraçados); Rettamozo me ensinou o caminho das pedras e Rogério Dias, uma alma boa com quem convivi durante muito anos. O Rettamozo era o único que não fazia parte dos "Seqüelas do Alcoolismo" (Leminski, Solda e Rogério Dias).

Vc é cunhado do Marcos Prado, do Roberto Prado e concunhado do Alberto Centurião e da Ione Prado, não é artista demais para uma família só?
E o que é que sai quando vcs se reúnem?


Nenhum de nós é artista em família, somos apenas parentes uns dos outros. Fazemos trabalhos de propaganda juntos às vezes
para garantir o pão nosso de cada dia.

Vc esteve durante um longo tempo adoentado. Olhando para trás o que ficou de bom dessa história toda?

Ainda estou pensando sobre isso. Vou escrever retalhos e depois montar a colcha. O inferno são os outros (e as ostras).

Vc vive praticamente o dia inteiro em cima do computador. Qual a importância desse equipamento para seu trabalho e como vc se relaciona com ele?

É apenas uma ferramenta que me possibilita executar com maior rapidez qualquer tarefa. Todas. E acho que computador não deixa ninguém inteligente, apenas mais burro.

Quem vc curte nas diversas artes? E por quê?

Millôr Fernandes, Jaguar, Ziraldo, Mário Quintana, Fausto Wolff, Rogério Dias, Paulo Leminski, Clarah Averbuck, Bob Marley, The Upsetters, Fante,
Caetano Veloso, Pixinguinha, Madness, Buster Keaton, Woody Allen, quase todos os cartunistas franceses e uma porção de gente que vocês certamente nunca ouviram falar.

Dois grandes amigos seus faleceram do mesmo mal e a malvada também quase te levou. Beber com o Leminski e o Marcos Prado, quem era o melhor copo?
E como vc se sente depois de tantos anos sem beber?

A obra dos dois, Leminski e Marcos Prado, é uma coisa de foder, apesar da bebida. Com os dois eu bebi muito, mas muito mesmo, muito mais do que vocês imaginam. A gente comprava engradado de vodka. Conversei outro dia com Wilson Bueno e concordamos em gênero, número e degrau. Ele também parou com a marvada e continua por aí, com seus mares paraguaios. Eu me sinto muito melhor e sei que, se estou numa fase excelente, é porque estou sem beber. Algumas pessoas se dão muito bem com a bebida a vida inteira e produzem coisas maravilhosas. Mas o Jaguar disse que está me esperando de novo na Turma do Funil. Continuo indo em bares - o Café do Teatro é o meu preferido - e tomando café e água tônica.

Eu, particularmente, sempre fui um dos seus maiores fãs, principalmente pela sua sintaxe graciosa e afetiva. É isso que o separa da poesia concreta?

Eu não sou separado da poesia concreta. Gosto dela pelo grafismo, nunca da frieza de palavras que não representam nada afetivamente.

Ser reconhecido como poeta e como cartunista, o que te alegra mais?

Ambos. Dou autógrafo como cartunista até em Teresina, no Piauí. Ontem, conheci o Oneide, Pelebrói inteiro e, quando eles descobriram que eu sou casado há 30 anos com a irmã do Marcos Prado ficamos conversando um tempão, dizendo poemas e ouvindo o som dos velhos vinis. Vamos nos encontrar mais e ver no que é que dá.

Curitiba é o túmulo do artista? Por quê?

Curitiba tem muita puta e pouco puteiro. Muitos dos amigos com quem trabalhei em propaganda já morreram e alguns ainda continuam, insepultos.

Vc é casado com a Vera há mais de 30 anos. O Leminski dizia que a coisa mais difícil nesta vida é encontrar o grande amor da vida, vc é um cara de muita sorte?

Ele também encontrou o dele, eu sei disso, sempre me confessou, mas o amor foi embora e ele tornou-se o homem-dor, com a Enciclopédia Britânica na cabeça e
muito mais conhecimento que já não servia para mais nada. Sofrer foi sua última obra. Eu sou feliz pra caralho! Se Vera me agüentou bêbado tanto anos, haverá de
suportar mais uns 40 ou 50 sem beber, sou agora um trabalhólatra, not a workaholic.

Teus filhos, Caetano e Sandra, puxaram o que do pai ?

Nenhum deles. Sandra é jornalista e Caetano ainda está escolhendo o que será, mas nenhum dele desenha, embora fizéssemos isso, quando eles eram crianças, diariamente, a gente se divertia desenhando. Muito.

Se vc pudesse voltar ao passado, o que vc deixaria de fazer e o que vc faria mais ainda?

Não deixaria de fazer nada e faria tudo novamente, e tentaria ter mais tempo para ser poeta.

Me aponte 3 razões para a atual poesia brasileira ser tão mal- humorada?

Porque ela não é engraçada. Hi! Hi! Hi! Veja Millôr Fernandes, Mário Quintana, até na dor há uma alegriazinha lá no fundo. Só tem essa.

Por que os poetas são tão maltratados pelos professores? A que se deve esse afastamento?

Os professores não gostam de poetas. São raros. Eles geralmente ainda chamam as mulheres de "poetisas". Pra você ver. Pra eles não existe vida antes da morte.

Vc é um regueiro de marca maior. De onde veio essa paixão?

A paixão vem pelo ritmo, muito semelhante aos nossos ritmos nordestinos. O discurso de Linton Kwesi Johnson. O culto rastafari, sou neófito, acho rasteiro demais, filosofia de boteco. E também não sou chegado em maconha, nem em bíblia. Tenho mais o que fazer. E há letras do Bob Marley muito boas, além de outros. E é o ritmo onde o baixo predomina, marcando a música com profundidade, fazendo tremer as janelas da minha edícula e dos vizinhos.

Se vc não morasse em Curitiba, moraria aonde?

Em Itararé, numa dacha ao lado do Funil , um rio que atravesssa a cidade.

A coisa mais engraçada que aconteceu na tua vida?

Na mais recente viagem a Paraty,de ônibus, sentei ao lado de uma garota de uns 15 ou 16 anos. Cochilei e sonhei que estava vendo televisão. E, pasmem, procurei
o controle remoto entre as pernas dela. Acordei sobressaltado e pedi mil desculpas, mas como a guria iria acreditar nessa história maluca? Depois, quando o ônibus parou para tomarmos um cafezinho, chamei Vera e conversamos com ela. Nos encontramos em Paraty depois e deu tudo certo. Essa foi a mais recente coisa engraçada.

E a mais desgraçada?

Não ter sentado na mesa para tomar cafezinho em Paraty, com a Mônica Waldvogel. Pela segunda vez. Ano passado eu contei pra todo mundo em Curitiba que tinha tomado cafezinho com a Mônica, mas ela não sabia. Este ano eu queria sentar e contar a história para ela. Mas eu estava sem o meu livro para presenteá-la e acabei tomando café com a Mônica de novo, sem ela saber.

Um poema que vc nunca esqueceu e que te marcou?

Ainda ontem
Convidei um amigo
Para ficar em silêncio
Comigo

Ele veio
Meio a esmo
Praticamente nada disse
E ficou por isso mesmo

p. leminski.


O que vc mais ama?

Todos, acima de tudo.

O que vc mais detesta?

Burrice e poeta que mostra poesias pra gente perguntando se ele tem condições de ser um bom poeta.



A vida é bela
Só não vale
Chute na canela
Solda

7 Comentários:

Às 21 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

Geniais, entrevistador e entrevistado.

BB

 
Às 21 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

Muito boa a entrevista, Tadeu. O Solda é realmente um dos mais criativos artistas do Brasil.

Ivan Siqueira

 
Às 21 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

Boa, polaco. O Solda é demais.

Hélio Jean

 
Às 22 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

Bela entrevista. Bem humorada e inteligente.

Robert

 
Às 22 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

Valeu! O Solda vale ouro.

Ilmar Ribeiro

 
Às 25 novembro, 2005 , Anonymous Anônimo disse...

O solda é meu idolo!!!


Rodrigo

 
Às 16 janeiro, 2008 , Anonymous Anônimo disse...

O Solda tem um monte de parentes artistas.

O seu falecido irmão Eurimar era um puta artista. Tocava viola como poucos e tinha um traço único. Tenho muita saudades dele.

O outro irmão, Sava, além de excelente publicitário, como não poderia ser diferente, também possui um traço ímpar e uma criatividade que assuta os desavisados.

E finalmente, sua mãe, Marina Solda , além de escrever com um estilo muito intenso, pinta com uma técnica que ninguém mais domina. É a Arte Contemporânea Sem Fronteiras de Marina Solda.


abçs


schpatoff

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial