polacodabarreirinha

Poesia, música, gracinhas e traquinagens

quinta-feira, novembro 23, 2006







Capítulo 3


O movimento punk nunca há de morrer


Tudo fudido
Tudo sujo
Essa é uma conversa punk
A gente acredita em si
Mas os pensamentos cheiram mal

(thadeu e edílson)


chegaram em treze no bar, às duas horas e trinta e três minutos,
(sei exatamente porque havia acabado de informar para ela
detalhe: o monstro ao seu lado estava de rolex)
cabelos em pé, coturnos, roupas em farrapos,
os caras chegam e tocam o foda-se
riem alto e pra valer
detalhe: um deles era quase o dobro da fera que estava com a bela
e é o que me reconhece
traz o resto da turma até minha mesa
e nem sei se nos apresentamos
mas eles gostam é de ser chamados de “os piá da véia”
pedem cerveja e vão ficando por ali
me fazem algumas perguntas sobre o marcos prado
falo de algumas canções
cantarolo alguns poemas
lembro-me bem, estávamos felizes e bem humorados
e a morena, ah, a morena
meus olhos eram os bíceps mais avantajados do bar
os dela, cada vez mais sorridentes,
os dele, iguaizinhos ao de satanás


a fúria da nossa mesa parece incomodar os que se retiram
duas mesas fecham a conta
duas câmeras em close uma em mim, outra nela
iluminação: tudo muito nítido, até demais
trilha: o movimento punk nunca há de morrer!
Uma voz profunda lá no fundo mas bem no fundo diz
“o que é que você tanto vê nela?”


mas essa cerveja, mas essas canções,
nos põe comovidos como o diabo


3,30 h E TUDO ESTÁ BEM!!

Os caras estão com pouca grana
E eu com seis garrafas quebradas no bolso
Não posso fazer mais nada para que fiquem
E assim como veio o movimento ia...mas

Aproveitando o vácuo
Um velhinho levanta-se
Abre uma pasta
Tira de dentro um palquinho e o põe sobre o balcão
Ajeita a iluminação
As caixinhas de som
Repete 3 vezes “number nine” ao microfone
Confere a afinação do pianinho
Deposita uma partitura sobre o suporte
E retira do bolso
Um ratinho de fraque
E uma borboleta vestindo um longo generosamente decotado
Coloca-o ao piano
E a ela entrega o microfone

Silêncio de acordar cemitérios
A platéia nem respira
O dono do bar sai e volta de óculos
Enquanto isso...
A morena tenta mostrar que tem seios mais atraentes
Eu? Bem ...vocês vão dizer que eu estava bêbado!

Quando os primeiros acordes soaram
Uma sagrada emoção toma o coração de todos
Mas é na primeira frase da melodia
Que a madrugada vira meio-dia

Não é um ser humano cantando,
Não não é, é um anjo
Sua voz seria a da sereia
Se não fosse paixão na veia

O grandalhão, que acompanha a morena,
Deixa cair o cigarro da boca
E tão logo termina o show
Sob aplausos que quase derrubam o bar
Pede pro velhinho pôr preço na dupla
“Ó, pra ser bem sincero co sinhô,
a dupla eu não vendo não
mas se interessar a vossa senhoria
posso passar na gaita a brabuleta”
disse e sorriu sem dentes
“E quanto é só a mariposa?”
“Digamos que o sinhô paga todas pra essa rapaziada”
“Faço melhor, aqui estão dois mil reais
o senhor mesmo paga”
Arranca a borboleta de suas mãos e sai voando
A feinha faz bonito e vai junto

Ninguém se conforma

Alguém diz – mas o senhor é muito trouxa
“sô não”
Outro – ela vale milhões
“vale não”
E mais um: o cara trapaceou
“trapiciou não”
E um último: esse véio tá necrosado
( acho que ele quis dizer esclerosado)
“tô não, a brabuleta não vale nada”

voltaram os trovões gritadores
- tem que internar um filho da puta desses
“o sinhô pode servir tudo do bão que eles quisé
eu quero vorta pra casa sem um tostão”
senta na nossa mesa
“ué mas cadê a festa?”
eu ainda arrisquei – o senhor vendeu bem baratinho!!
“vendi não”
14 vozes fizeram a mesma pergunta: como não?
“o ratinho é que é um tremendo de um ventríliqui”

A gargalhada que se segue
Bom... isso é com vocês


Só sei que unidos sob a tutela do bom velhinho

Tocamos juntos o foda-se
E nós, eu já me achava um da turma “os piá da véia”:

“Viva o véio! VIVA!!”
E pro véio nada, TUDO!!!
Então como é que é?!!

Acepipes e guloseimas parecem cair do céu
E quando vejo aquele anjo só
Fulmino: você vem sempre aqui?

Fim do Capítulo 3





19 Comentários:

Às 23 novembro, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Sen-sa-ci-o-nal!!
Du karaio, véio!!!!

Flavio

 
Às 23 novembro, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Puerra!!!

Pancho Vila

 
Às 23 novembro, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Esse foi o melhor. Genial, polaco.

 
Às 24 novembro, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

embolou o meio campo thadeu, achei que esse foi o pior até aqui... cadê os decassílabos, ou seriam dodecassílabos? tô de olho no próximo...

Rodrigo, criticando mas fazendo propaganda da novelha

 
Às 24 novembro, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Meus deus, que loucura. Estou amando isso daqui.

Maria Luíza

 
Às 24 novembro, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Pode ser velha a piada, mas a narração inovou completamente. A entrada da fantasia na história me surpreendeu, mas abriu muitas janelas para a continuação. A mudança no tom achei bem apropriada à cena dos punks, é um filme dentro de outro filme dentro de outro filme. O fim foi sensacional "vc vem sempre aqui?"
Espero ter o que ler hoje.

Abração

Jonas Arruda Mendonça

 
Às 24 novembro, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Acho que essa morena vai dar
É pro dono da porra desse bar

Maringas

 
Às 24 novembro, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo conteúdo do blog. Desde que, há duas semanas, descobri o endereço através de link no blog Atire no Dramaturgo, venho lendo os posts, aliás, bastante numerosos. O que já posso afirmar com toda a certeza é que a alta qualidade é uma tônica permanente. Realmente chega a ser assustador o volume de maravilhas e verdadeiras obras-primas. Quanto a esse capítulo da "novelha", achei-o o mais contundente e sustento minha afirmação em algumas percepções:
1) Negação do mundo através da forma, o verso livre = movimento livre, de libertação.
2) Mudança de clima, a tensão anterior dissolve-se e é substituída pelo fato "novo" que na verdade é uma antítese "os piá da véia" e também é uma crítica forte ao modismo. Não me passou desapercebido o verso "e assim como o movimento veio ía, mas..."
3) A utilização de recursos cinematográficos para explicitar pequenas cenas que acontecem paralelamente também foi bastante apropriada, além, de dar um toque meio surrealista, que é ressaltado com a piada velha, mas que vem com uma roupagem completamente nova, pelo menos, em relação ao modo como eu a conhecia. Ficou mais engraçada.
4) A mistura realidade, fantasia, bebedeira fazem um contraponto perfeito aos dois primeiros capítulos e, creio, a partir de agora tudo se torna possível.
5) A linguagem descritiva funciona como se uma tela de tv estivesse nos mostrando o acontecimento, mas também abre espaço para a imaginação, pois nas entrelinhas o senhor deixa pequenos vácuos e faz referências históricas, também não me passou desapercebido a frase célebre " São 3,30 h e TUDO ESTÁ BEM".
Eu teria ainda mais algumas observações mas prefiro aguardar o quarto capítulo, para ver até onde elas estão realmente corretas. Parabéns e obrigado.

Eduardo Monteiro Santos

 
Às 24 novembro, 2006 , Blogger polacodabarreirinha disse...

Ô Rodrigão, foi tudo proposital, mas não se desespere ainda, faltam apenas 7 capítulos e já já vc vai entender tudo.

Abraço e obrigado pela divulgação

Thadeu

 
Às 24 novembro, 2006 , Blogger polacodabarreirinha disse...

Obrigado também a todos pelos comentários e como eu sempre digo vcs são generosos demais. Eduardo espero que vc vire freguês desse blog, vc é de São Paulo ou de Londrina? De qualquer forma, gostei muito dos seus comentários, todos bem apropriados e as observações pertinentes. Grande abraço a todos.

 
Às 24 novembro, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Não sei se gostei tanto quanto do primeiro, mas que essa novela tá um tesão tá.

Fabiano

 
Às 24 novembro, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Amei.

Daniela Morgado

 
Às 24 novembro, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Tive que reler os 3 capítulos duas vezes, mas entendi.
Pensei que vc estava louco.
Mas eu é que sou meio burro mesmo, quase não lia poesia.
Valeu

Paulo Marques Sobrinho

 
Às 24 novembro, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Não sei se foi o melhor, mas que foi o mais divertido disso eu não tenho dúvida. Se a piada era velha eu não sei, pra mim é totalmentee nova e muito boa, o nome da turma de punk ser os piá da véia, achei engraçdo apesar de meio crítico.Tenho dois amigos punks e eles são muito legais. Espero não ter enchido o teu saco.

Paolo Lucarezzi

 
Às 24 novembro, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

13 é o número cabaslístico ( Jesus e doze apóstolos ) mas por que - Os piá da véia - que se entende como piada velha? Você é contra a religião? Gostaria de entender?

Antonio Carlos Sampaio

 
Às 24 novembro, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Tô achando que tem gente encontrando pelo em ovo.

 
Às 24 novembro, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Você é que é burro.

 
Às 24 novembro, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Acho que não tem nada haver com crítica ao movimento punk, é apenas brincadeira, porra!

Paulinho Junqueira

 
Às 24 novembro, 2006 , Anonymous Anônimo disse...

Li as interpretações do Eduardo e gostei mas acho que só o texto do Polaco já basta, se começarem a analisar cada palavra isso aqui não acaba nunca. Todo mundo aqui parece crítico de arte ou querendo aparecer.

Bj

Leila

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial