Obrigado, amigos.
Foi uma loucura realmente ter concluído a novelha quase
na metade do tempo previsto.
Mas consegui dizer tudo aquilo que pretendia aos que se servem da intelectualidade tacanha para intimidar e coagir aqueles que não dominam determinados códigos. Ou aos que falam do que não entendem, principalmente, quando o assunto é poesia.
Mas consegui dizer tudo aquilo que pretendia aos que se servem da intelectualidade tacanha para intimidar e coagir aqueles que não dominam determinados códigos. Ou aos que falam do que não entendem, principalmente, quando o assunto é poesia.
Aos professores e mestres peço algumas reflexões:
1) A realidade é o fato diante dos olhos – passado, presente e futuro. Tudo ao mesmo tempo agora já neste momento inclusive antes e depois.
2) Repetir é retroagir. Esta retroação só será válida diante de uma invenção. Preservação, sim; imitação, não. Diluição com parcimônia.
3) A melhor didática em sala de aula. Gênios, sem capacidade de transmissão via oral, que sejam transferidos para a pesquisa e orientação.
4) Avaliação de mão dupla: mestre avalia evolução de alunos durante o ano. Alunos avaliam evolução do mestre no mesmo período. Não é possível que durante um ano o mestre permaneça no mesmo nível em que começou.
5) Mestre indica livros aos discípulos e vice-versa. Discussão e debate para avaliação dos novos conhecimentos.
1) A realidade é o fato diante dos olhos – passado, presente e futuro. Tudo ao mesmo tempo agora já neste momento inclusive antes e depois.
2) Repetir é retroagir. Esta retroação só será válida diante de uma invenção. Preservação, sim; imitação, não. Diluição com parcimônia.
3) A melhor didática em sala de aula. Gênios, sem capacidade de transmissão via oral, que sejam transferidos para a pesquisa e orientação.
4) Avaliação de mão dupla: mestre avalia evolução de alunos durante o ano. Alunos avaliam evolução do mestre no mesmo período. Não é possível que durante um ano o mestre permaneça no mesmo nível em que começou.
5) Mestre indica livros aos discípulos e vice-versa. Discussão e debate para avaliação dos novos conhecimentos.
Alterações na novelha.
Aí está o texto, agora, em ordem, do primeiro ao décimo e devidamente corrigido. Quem quiser ler os comentários, que vá à postagem original. Peço especial atenção de todos para o capítulo 5, que divide a novelha e onde a reflexão do narrador exige a simultaneidade do conhecimento, percepção e, também, a identificação dos sentimentos e posturas para que a comunicação realmente aconteça e, conseqüentemente, haja interação, congraçamento e aprendizado mútuo. A novelha é dedicada à obra do Wilson Martins, excluindo-se tudo que falou sobre poetas e poesia.
Sem comentários, a força que vocês me deram.
Vocês nem imaginam quanto. Foram fundamentais para que eu não jogasse tudo para o ar. Com certeza, devo tudo a vocês.
Grande abraço a todos
Antonio Thadeu Wojciechowski
4 Comentários:
passando por aqui...volto depois pra ler melhor a novelha...grande abraco
Estarei sempre por aqui.
Beijo
Leila
Vamos reler! Abraços
MacGregor na área... Grande Thadeu! Td muito bom, mano. Vâmo botar essa parada em livro, hein, brou! Qd rolar um lançamento (daqueles!), dá um toque q a gente pinta por lá.
Grande abraço,
Muita paz por aí.
Carlos
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